Você sabe o que é a Campanha Agosto Lilás?

  • 0
campanha agosto lilás

Você sabe o que é a Campanha Agosto Lilás?

A Campanha Agosto Lilás é uma campanha dedicada à conscientização contra a violência doméstica e a celebração dos 12 anos da Lei Maria da Penha. Os índices de violência doméstica e de gênero são alarmantes e estão em constante crescimento.

São considerados violência contra a mulher a violência física, na qual acontecem as agressões; psicológica, que envolvem humilhações, xingamentos, perseguições e ameaças; moral, onde espalham-se boatos, mentiras ou fazem exposição; sexual, que vai desde a relação sexual sem consentimento até a proibição do uso de métodos contraceptivos e a patrimonial econômica, que controla o dinheiro da vítima, destrói suas coisas, não deixa trabalhar ou oculta bens e propriedades.

Uma das características que levam aos desfechos trágicos são os relacionamentos, ou como a Psicologia chama, comportamentos abusivos.

Esses casos podem ser de­nunciados pelo telefone 180, funciona 24 horas por dia, é gratuito e confidencial. Testemunhas também podem realizar a denúncia, assim como o Ministério Público. Após as mudanças da Lei, mesmo com a retirada da queixa, as investigações permanecem.

A Converge Psicologia apoia esta Campanha! compartilhe você também, nos ajudando a divulgar sua importância.


Leave a Reply